O que torna este Curso de Especialista único?

Este é o único Curso de Especialista Universitário em Patologia Materna e Obstetrícia cujo objetivo é mergulhar na obstetrícia e medicina materna mais clássica de um ponto de vista atual, centrado na medicina baseada em evidências e no paciente, e com chaves eminentemente práticas para a sua transferência para a prática clínica de qualquer especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Este curso ajudará o especialista em Ginecologia e Obstetrícia a atuar, em colaboração com outros especialistas, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar do binómio mãe-feto durante a gravidez, o parto e o puerpério. Isto é feito através do diagnóstico, aconselhamento e tratamento de complicações que afetam tanto a mãe como o feto.

Trataremos de temas que são muito procurados, tais como obstetrícia, doenças maternas intercorrentes com a gravidez, insuficiência placentária, infecções maternas, o tratamento de complicações maternas graves e medicina mental perinatal.

Além disso, os aspectos sociais essenciais da prática obstétrica atual, tais como práticas obstétricas respeitosas, luto perinatal, considerações éticas e comunicação médico-paciente serão também cobertos.

Todo o conteúdo será complementado por material de apoio com as mais recentes provas científicas, diretrizes e protocolos.

A quem vai destinado

Especialistas em Ginecologia e Obstetrícia que desejem realizar um curso de atualização de alto nível que lhes permita levar a cabo a sua prática clínica diária.

Objetivos

  • Aprofundar na medicina obstétrica e materna mais clássica de um ponto de vista moderno, concentrando-se na medicina baseada em evidências e no paciente para responder à prática do século XXI.
  • Para lidar com as práticas obstétricas mais comuns, tais como cesarianas, indução do parto ou tratamento da angústia fetal intrapartum, de um ponto de vista moderno baseado nas mais recentes evidências científicas, bem como aspectos de humanização do processo de nascimento e incorporando as mais recentes tecnologias, tais como ultra-som intrapartum.
  • Para tratar as principais patologias gestacionais, aquelas que são mais prevalentes como a prematuridade, restrição do crescimento fetal ou diabetes, aquelas que causam maior morbidade e mortalidade materna como a pré-eclâmpsia, hemorragia pós-parto ou doenças maternas e gestacionais.
  • Tratar patologias infecciosas com grandes repercussões maternas e fetais, como HIV ou malária, bem como doenças emergentes, como a infecção por Sars-Cov-2 ou Zika.
  • Abordando aspectos mentais e psicossociais maternos, como depressão pós-parto e práticas obstétricas respeitosas.
  • Criar um espaço para compartilhar experiências e conhecimentos com especialistas.
  • Promover o debate e o pensamento crítico sobre novos avanços na medicina materno-fetal.
  • Aplicar os conhecimentos teóricos na prática em oficinas práticas utilizando as mais recentes ferramentas de ensino inovadoras.

Data do curso:

4 de agosto de 2023 a 30 de setembro de 2024.

Número de vagas disponíveis:

25 Lugares

Organiza:

Fetal I+D Education Barcelona. Área de Medicina Fetal. Servicio de Obstetricia y Ginecología. Hospital de Santa Creu i Sant Pau de Barcelona. Universitat Autònoma de Barcelona.

Diretores do curso:

Evaldo Trajano

Alberto Zaconeta

Elisa Llurba

Eduard Gratacós

Francesc Figueras

Coordenadores científicos:

Matheus Beleza

Localidade

A parte teórica do curso se realizará na plataforma online da Fetal ID Education Barcelona® no local e horários que o aluno deseje.

A parte prática do curso acontecerá no auditório e nos laboratórios do NEXUS em Brasília.

Pré-requisitos:

- Ter concluído o curso de graduação plena em Medicina.

- Possuir conhecimento básico em ultrassonografia obstétrica.

- Possuir conhecimento básico de língua espanhola de modo que o aluno seja capaz de entender vídeos em espanhol (os vídeos podem ser vistos ilimitadas vezes).

Mais informações:

Metodologia de ensino

O Curso de Especialista Universitário em Patologia Materna e Obstetrícia consiste de uma parte teórico-prática e uma parte prática-presencial. O primeiro é realizado através do Campus Virtual de Educação Fetal I+D Barcelona, e combina a teoria on-line com a resolução de casos clínicos e Masterclass.

A prática presencial é realizada nas instalações da Nexus. Durante o curso, serão realizadas aulas do tipo Meet the professor, casos clínicos, técnicas invasivas e simulações.

O curso é realizado em pequenos grupos de no máximo 25 alunos, permitindo uma maior interação aluno-professor.

A estrutura do curso é formada por um corpo docente de especialistas mundiais na área que constitui o corpo docente regular da Medicina Fetal Barcelona e seus diretores; Eduard Gratacós e Francesc Figueras, sendo uma garantia de que este curso oferecerá uma formação sólida e complexa através de um programa acadêmico rigoroso e eminentemente prático.

O curso é dirigido pelo Dr. Evaldo Trajano, Dr. Alberto Zaconeta, diretores no Brasil e Elisa Llurba, diretora na Espanha , especialista em Medicina Materna e Obstetrícia e especificamente dedicado à pré-eclâmpsia, restrição de crescimento, prematuridade, cardiopatias congênitas, doenças maternas e medicina crítica, bem como medicina centrada no paciente, práticas obstétricas respeitosas e obstetrícia moderna.

Haverá duas avaliações separadas que deverão ser aprovadas para a obtenção do certificado.

A avaliação teórica é realizada on-line, uma vez terminada a sessão de Masterclass e resolvidas quaisquer dúvidas que os alunos possam ter tido.

A avaliação da prática em sala de aula será baseada nos conhecimentos adquiridos em cada uma das sessões práticas.

Para obter o certificado, é essencial passar todos os módulos, assim como o Projeto Final.

Cada módulo será composto dos seguintes blocos:
- Teoria Online
- Resolução de casos clínicos
- Masterclass com Medicina Fetal Barcelona
- Avaliação teórica
- Práticas cara-a-cara
- Avaliação prática

As características mais importantes do curso são:
- Desenvolvimento do curso em 50 palestras e aulas presenciais, apresentadas por especialistas em ginecologia e obstetrícia e de outras especialidades e profissões com ênfase especial em medicina baseada em evidências, trabalho multidisciplinar e multiprofissional para alcançar o objetivo comum de atendimento centrado na mulher e na família.
- O curso é dividido em 6 módulos incluindo os seguintes campos da medicina maternal e obstétrica:
1. tocurgia
2. medicina materna
3. Insuficiência placentária
4. Entrega prematura
5. Cuidados críticos maternos
6. Saúde mental perinatal
- Conteúdos gráficos, esquemáticos e eminentemente práticos, que reúnem os principais conhecimentos científicos sobre aquelas disciplinas essenciais para a prática profissional.
- Professores credenciados e ativos da Universidade de Barcelona e da Universidade Autônoma de Barcelona, entre outros, com ampla experiência docente e profissional, sendo os melhores especialistas em cada área.
- Aulas em fluxo contínuo no final de cada módulo nas quais você pode interagir com o professor e resolver suas dúvidas em tempo real.
- Tutorado exames on-line com uma explicação do questionário no final de cada módulo relacionado com os conceitos abordados.
- Disponibilidade do conteúdo a partir de qualquer dispositivo fixo ou portátil com conexão à Internet.

Módulos teóricos on-line com avaliação

O programa de ensino do Curso de Especialista Universitário em Patologia Materna e Obstetrícia inclui 6 módulos teóricos que cobrem quase todas as patologias maternas e obstétricas e oferecem treinamento avançado através de aulas teóricas e da plataforma interativa. Cada módulo permite a visualização on-line de vídeos com o conteúdo teórico dos módulos. Estes módulos terão uma duração definida e serão executados sequencialmente. A avaliação teórica será feita on-line, assim que a sessão de Masterclass tiver sido concluída e quaisquer dúvidas que os alunos possam ter sido resolvidas. O exame será um teste de múltipla escolha com perguntas que podem incluir imagens e vídeos, com datas específicas para a conclusão.

Masterclass

As masterclasses serão agendadas com o tutor de cada módulo no formato Zoom, onde os alunos poderão fazer perguntas online ao vivo para os especialistas. Eles serão coordenados por um moderador que facilitará seu desenvolvimento. A sessão será realizada antes do final do período de exames on-line para resolver quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.

Resolução de casos clínicos on-line

Um fórum será criado usando a plataforma Moodle para cada módulo. Isto será supervisionado pelo coordenador científico do curso que assegurará seu correto funcionamento. Será disponibilizado aos estudantes no início do módulo e representará um espaço para compartilhar preocupações e dúvidas em relação ao programa de estudos que será desenvolvido. Da mesma forma, os diretores do módulo apresentarão casos clínicos aos estudantes a fim de gerar debate. Algumas dessas sessões consistirão em oficinas práticas, tais como reparo do assoalho pélvico, parto de nádegas, hemorragia pós-parto, etc.

Trabalho final de revisão-pesquisa

Os estudantes devem completar um trabalho final de pesquisa que será avaliado pelo Comitê Acadêmico. O tema do trabalho será proposto por cada estudante. Há 2 modalidades a escolher em relação ao tema do projeto final:

  • Revisão sistemática da literatura sobre um tema atual abordado durante o curso.
  • Pesquisa original em seu próprio ambiente

Pré-inscrição e critérios de seleção:

O número de lugares é limitado. Para solicitar um lugar, você deve fazer a pré-inscrição preenchendo o formulário disponível aquí.

Requisitos de pré-inscrição

  • Seja um médico especializado em ginecologia e obstetrícia.
  • Preencha o formulário na seção Registro com as informações solicitadas no CV e a uma carta de motivação.

O recebimento do pedido será confirmado no prazo máximo de uma semana a partir da data do recebimento.

Importante: Qualquer pedido com informações em falta não será avaliado ou respondido. É importante ler cuidadosamente todas as informações.

Resposta às aplicações de pré-inscrição

As pessoas selecionadas receberão um e-mail indicando que foram aceitos e com as informações necessárias para iniciar o processo. Aconselhamos a leitura prévia da informação disponível no nosso site na secção "A ter em conta antes da pré-inscrição."

Aqueles que não forem aceitos receberão um e-mail informando que sua inscrição não foi aceita.

A pré-inscrição pressupõe o compromisso de:

Realizar as atividades de ensino previstas para aprovação no curso dentro dos prazos estabelecidos, incluindo avaliações e casos clínicos de cada módulo.

Evite fazer a pré-matrícula aquelas pessoas que não têm certeza de que podem fazer o curso, seja porque não podem comparecer à parte presencial, seja por cumprir prazos de entrega de exames, pagamentos, etc., do curso. É importante ler muito bem todas as informações antes de fazer o pré-inscrição.

Retirada ou cancelamento do registro:

Em caso de desistência do curso, o candidato deve apresentar uma carta à secretaria Medicina Materno Fetal, solicitando o cancelamento de sua inscrição. Não há reembolso da taxa de registro.

Certificação:

Para obter a qualificação é essencial passar cada um dos módulos tanto a parte teórica como a parte prática e o trabalho final.

  • Um diploma será emitido pela Medicina Materno Fetal Barcelona certificando a conclusão do "Curso de Especialista em Patologia Materna e Obstetrícia" e um certificado de qualificação.

Requisitos para a obtenção do certificado

Para obter o Certificado, o estudante deve preencher as seguintes condições:

  • Atendimento a 80% da parte presencial.
  • Passe cada módulo separadamente, tanto a parte on-line quanto a parte prática.
  • Participar dos fóruns.
  • Passar o projeto final.